terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Atualização mensal

Pois é....

Mais um mês se findou, mas só que desta vez foi pra valer.
Estava vendo meu dinheirinho virar pó a cada dia que passava.
Na segunda quinzena de Janeiro, os investidores extrangeiros retiraram nada mais nada menos que 2 bilhões da bolsa brasileira e só deles tirarem esta "pequena" quantidade, a bolsa caiu aproximadamente 4,65%. Com isso os investidores ficaram com medo e começaram a vender tudo, isso durou aproximadamente 15 dias e as ações despencaram.

Como até o início do ano, as ações da VALE5 e PIBB11 subiram muito no começo do ano, já coloquei um STOP em meu "homebroker" para vender as ações da VALE5 quando chegasse a R$45,40, evitando assim uma perda maior de dinheiro. E foi o que aconteceu, a ação da VALE5 chegou a R$41,60, ou seja, deixei de perder R$95,00.

Quando isso aconteceu, comecei a pensar em como será o funcionamento de um "daytrade"?
Quando veio em mente eu alterar completamente e temporariamente minha carteira, para ver como funciona.
Então fiz alguns estudos, análises e dicas da corretora e investi em 3 novas ações, são elas:

MMXM3
OGXP3
MILK11

Então minha carteira ficou assim :



Como podem ver, na coluna "Compra" na linha "lucro total" está em R$2057,70, mas eu apenas investi R$2000,00 e sobrou R$57,70 o que é isso? Isso é o "lucro" da venda das ações da VALE5 já reinvestido em outras ações.

Para o fim de Janeiro, o gráfico de pretensão do investimento, era que chegasse a R$2035,30 lembrando que isso seria valorizando 1% ao mês.
Mas com as ações o mês fechou em R$2040,99 como podem ver na linha do lucro total. Então consegui apenas R$5,69 acima de 1% ao mês, ou seja, foi positivo. Não muito expressivo mas consegui superar o 1%.

Segue o gráfico do meu planejamento:

Percebam que a coluna azul ficou praticamente junto com a vermelha.

Este foi o meu mês de Janeiro, provavelmente eu não irei conseguir investir os R$500,00 deste mês de Fevereiro, pois terei muitas despesas, mas terei que compensar isso um dia.

É isso aí, fiquem com Deus.
Abraços.

2 comentários:

  1. Olá! Amigo. Também estou iniciando na bolsa e gostaria de trocar algumas idéias com vc. O meu email é o seguinte: nibaldojr@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Mario (presumo que seu nome seja esse),

    Cuidado com o caminho que você está seguindo. No mundo dos investimentos, menos é mais. Seu ritmo de turnover está alto, típico de investidores iniciantes eufóricos. Você está tendo custos mensais maiores que eu, e olhe que invisto quase 10x o que você investe por mês. E cadê a diversificação da carteira? Investindo em 3 ações + pibb? Sendo 1 delas um mico? Espero que o fumo que você deve ter levado em MILK11 tenha servido de lição.

    Outra coisa, eu sei que é difícil nessa fase inicial mas esqueça de ficar analisando rentabilidade de 1 mês pra outro com um portfolio tão pequeno. Essas variações não vão ter qualquer efeito no longo prazo.

    Diversifique e foque em aumentar o seu capital humano. 50 reais a mais guardados por mês vão te dar um retorno muito maior do que um retorno 30% maior nos seus investimentos nessa fase.

    Sucesso!

    ResponderExcluir