segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Atualização Mensal

Terminou meu primeiro mês de investimentos na bolsa de valores.
Resumindo, foi aplicado R$500,00 no final do mês de outubro e mais R$500,00 no mês de Novembro.
Comprando as ações da VALE5 e PIBB11 gastei R$979,79 e sobraram na corretora R$19,89.
Mas era pra ter sobrado R$20,21 não é?
Não. Para comprar as ações você tem que pagar uma taxa (%) para a bovespa, que no total me consumiu R$0,32
Neste primeiro mês a corretagem foi gratuíta, é uma promoção da Linktrade, no primeiro mês não paga os R$4,40 por transação. Mês que vêm já terei que pagar, infelizmente.

Bom, vamos ao que interessa.
Hoje (30/11/2009) estamos assim:



As ações valorizaram, mas nos últimos 5 dias deu uma caída, pois estavam bem mais altas, e eu estava bem feliz, mas pelo menos fechou o mês positivo e ainda acima do pretendido.

Segue minha carteira atualizada:



As ações da VALE5 teve um lucro um pouco maior (estas contas estão desprezando a compra de 1 ação) 7,36%, lucrando R$40,64.

O PIBB fechou o mês bem abaixo do esperado. Mas pelo menos fechou positivo, com uma valorização de 0,12%, com lucro de apenas R$0,55.

A valorização real do mês foi de 4,2% total de R$41,19.

Agora vamos comparar esta valorização real (4,2%) com a valorização da poupança (0,5%).

Caso meu dinheiro investido em ações (R$979,79) tivesse aplicado na poupança, me renderiam apenas R$4,89, ou seja, nas ações consegui obter uma diferença no lucro de 842,33% em cima da poupança, ou seja, 8,42 vezes a mais.

Acredito que amanhã irei comprar ações da Petrobras para dar uma diversificada na carteira, está certo que ainda é cedo para começar a diversificar, mas é que ela fechou em queda e acredito que irá subir até o ano que vêm.

Minha planília está ficando interessante, já estou deixando-a automatizada, e acredito que em breve poderei disponibilizá-la para download, isso se houver alguém interessado.

Vou ficando por aqui e caso tenham alguma dúvida ou dica, por favor, estou à disposição.

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário